Followers

20.4.08

Prof. Gilberto Aquino Benetti

O Prof.  Gilberto Aquino Benetti, ex-reitor da UFSM, faleceu. O velório será realizado em Santa Maria, na segunda-feira, dia 21.
Tive o privilégio de trabalhar em uma equipe dirigida por Gilberto Aquino Benetti durante os quatro anos de seu reitorado. Nessa hora a gente fica pensando em tentar dizer algo adequado sobre sua importância na história da UFSM. Ele inaugurou um novo período na história da universidade, no qual se procurava conciliar as demandas de democratização com as exigências específicas do trabalho universitário. Mas é difícil contar essa história agora e em poucas linhas. Naquele período, no final dos anos oitenta, nasceu entre nós não apenas uma amizade profunda, daquelas que valem para todas as horas e que sobrevivem a longas ausências, mas um sentimento de irmandade no que diz respeito a ideais acadêmicos e humanos. A morte de Benetti, em plena atividade profissional vinculada a esses ideais acadêmicos e humanos, é vivida não apenas como momento de profunda dor e tristeza pela perda de sua presença entre nós, mas como ocasião para que a gente renove, em sua memória, o espírito desses valores que ele nos ensinava em cada dia de convivência.

4 comments:

maia said...

Caro amigo comum.
Não me lembro de o ter conhecido, mas lamento a perda de um amigo e afilhado, íntegro professional, que muito deve entristecer a UFSM.
O Benetti merece todos os elogios que lhe serão feitos, não por simplesmente estar agora morto.
Mais um amigo decente se foi...
Luiz F. J. Maia

Aldema M M said...

Querido Ronai

estou em Madri e fico sabendo que Benetti morreu.Escrevo também no meu blog sobre ele...e choro muito!Lembras que uma vez fizemos uma festa , na minha casa, para comemorar que estávamos vivos? Ainda bem que a fizemos. Faz pouco, me parecia que ele só estava querendo nos dar um susto...
Queria um grande abraço teu nesta hora.
Aldema Menine Trindade

Ivan Zolin said...

Porfessor Ronai!


O primeiro voto não se esquece.
Assembléia Universitária também não.

Zolin

www.claudemirpereira.com.br said...

Todos lembram (ou a maioria lembra) 85. Prefiro recordar 81, aquela que "não valeu". Mas foi fundamental, todos que estávamos lá sabemos. E o professor Benetti concorreu. Ele e outros seis (inclusive um que está hoje encalacrado, o que não desmerece aquela hora). Daquele 81, bem, não esqueço. Isso não é nostalgia - apenas uma (modesta, o que é raro em mim) reposição histórica. Dela Benette faz parte. Embora o sítio oficial da ufesme tenha omitido, até este momento.(claudemir)