Followers

14.4.08

"Na cidade gaúcha de Santa Maria..."

Alguns leitores do blogue reclamaram que foram comprar a Época nas bancas na tarde de hoje e havia sido um rapa maior do que a Rolling Stone do Padre Lauro, não havia uma só para contar o causo. Conto o causo, ou melhor, deixo por conta da revista, o trecho mais importante:
"Na cidade gaúcha de Santa Maria, o Prefeito Valdeci Oliveira (PT) contratou sem licitação o Idort para prestar 'consultoria administrativa e financeira' ao município. Pagou pelo serviço R$560 mil. Segundo a própria prefeitura de Santa Maria, o Idort mandou oito consultores para a cidade. Entre eles estava Eduardo Grin, funcionário da Intercorp e braço direito de Luís Lima na empresa. A Prefeitura de Santa Maria disse não saber se o Idort subcontratou a Intercorp, mas Grin afirmou a Época que nunca foi funcionário do Idort. Entre 1999 e 2003, ele foi funcionário registrado da Intercorp."
O Idort é uma empresa veneranda, de mais de setenta anos de praça, e tem no seu conselho consultivo até o Antonio Ermínio de Morais.
Veja como ela se apresenta:
"Somos a primeira empresa de treinamento corporativo do Brasil que, com seu pioneirismo, transformou tradição em inovação.

Fundada em 1931 por um grupo de intelectuais, educadores e empresários em resposta a crise de 1929, introduziu no Brasil o planejamento, a pesquisa e métodos de trabalho que somente eram vistos nos países desenvolvidos da época.

Há mais de 70 anos, o IDORT, uma instituição de caráter educativo, científico-cultural, de fins não econômicos, contribui para o desenvolvimento e a qualificação da administração pública e privada no Brasil

Para isso, utiliza os métodos e tecnologias mais recentes, adequadas à realidade brasileira e à economia global, além de ser a maior empresa provedora de conteúdos do Brasil e possuir um dos maiores quadros de consultores de reconhecimento internacional."

Veja agora a apresentação que a Intercorp faz de si mesma:
"Desde 1993, a Intercorp trabalha ajudando grandes corporações a fomentar suas capacidades de gerenciamento e inovação, tornando-as mais inteligentes, capazes de competir em um mercado cada vez mais dinâmico e cheio de incertezas.  Ao longo desses anos de trabalho e intensa vivência em ambientes organizacionais complexos, estudamos, desenvolvemos e aplicamos conceitos, métodos e instrumentos para o desenvolvimento da competitividade. Contudo, entendemos que para acompanhar o ritmo das mudanças, não basta dominar conceitos e se adaptar às novas realidades; é preciso criar novos paradigmas, novas formas de gestão, de comunicação, de relacionamento, de produção e de aplicação de conhecimento – é preciso INOVAR. É essa convicção que orienta o trabalho da Intercop e que faz com que estejamos sempre à frente, aliando o tradicional ao novo; buscando, incessantemente, novas formas de auxiliar as organizações a produzir inovações e potencializar a sua capacidade competitiva."
O que a imprensa anda investigando é o fato dos diretores das duas instituições negarem haver relações entre elas.
O que me deixa curioso e cheio de dúvidas é essa história de "grandes corporações" e "mercado dinâmico". 
Vou ali carnear uma ovelha.

3 comments:

Aguinaldo Medici Severino said...

Ronai meu velho, como vais?
Um dia uns capangas do presidente populista de plantão Getúlio Vargas espancaram o jornalista Antônio Maria e quebraram vários dedos de suas mãos. Ele voltou à redação antes de ir ao hospital para reescrever sua crônica diária e tascou-lhe o título: "idiotas, eles pensam que eu escrevo com as mãos". Procurando a revista Época de ontem e vendo que todas já tinham sido compradas fico a pensar: "idiotas, eles pensam que eu não vou conseguir ler esta revista". Basbaques.

www.claudemirpereira.com.br said...

olá, Ronai... estou entrando no assunto, menos pelo ângulo, digamos, "fundatesco", e mais sob o ponto de vista eleitoral santa-mariense (enquanto não me derem uma coluna social, é do que vivo.. hehehehe). Ah, e um recado ao Severino: consegui a revista hoje, na banca do Nacional da Medianeira. Mas não tem mais.

Aguinaldo Medici Severino said...

Grato Claudemir pela dica. Um amigo meu já colocou um exemplar nos correios para mim. Pedi este favor mais de birra mesmo, só para afinal de contas demonstrar que não se pode mesmo comprar todas as revistas quando se quer minimizar eventuais danos.